quarta-feira, 17 de outubro de 2012

(In)Segurança em Pipa - PM informa

A Polícia Militar da Praia da Pipa, representada pelo 2º Ten. PM Daniel Costa, informa que parte das denúncias realizadas ultimamente são infundadas e ao mesmo tempo exageradas. As estatísticas provam que os níveis de criminalidade na Praia da Pipa são considerados normais, proporcionalmente falando, em relação à quantidade de pessoas que visitam um dos destinos turísticos mais conhecidos do Brasil. Furtos e arrombamentos acontecem na maioria das vezes por falta de cuidados básicos de turistas e proprietários de residência. 
Muitos turistas deixam todos os seus pertences na beira da praia e vão tomar banho sem deixá-los sob a guarda/vigilância de algum conhecido (a). Já as residências são, em sua maioria, frágeis no quesito segurança, facilitando a ação de arrombadores. Em hotéis e pousadas as ações acontecem em grande parte por descuido do próprio hóspede, que deixam portas abertas, ou então o envolvimento de algum funcionário do estabelecimento, quando não são encontrados sinais de violação. 
É bem verdade que a participação de jovens na criminalidade local tem aumentado cada vez mais, e acentuado pela falta de punição adequada, gerando desta maneira a sensação de impunidade e o aumento de práticas delituosas praticadas por eles. Outro fator que contribui para este aumento da participação dos jovens é o uso desenfreado de entorpecentes, prática esta que vem sendo coibida com afinco através de ações preventivas e repressivas por parte da Polícia Militar local. 
Dificuldades são existentes, como em qualquer lugar do Brasil, porém salientamos que mesmo diante das dificuldades, várias operações e resultados positivos podem ser apresentados, tais quais: apreensão de cerca de 25kg de entorpecentes durante o ano de 2012; prisão de 04 quadrilhas responsáveis por assaltos na região; apreensão de armas de fogo; apreensão de materiais furtados/roubados, além da intensificação de abordagens. 
O próprio trecho citado nas denuncias (Construjá até a Boate) já foi “pacificado” pela PM. O até então conhecido “Beco da Baiúca”, o principal ponto de venda de entorpecentes da Pipa foi fechado e hoje em dia não existe mais a venda no referido local. Vários moradores já sentiram a mudança e apóiam a ação da Polícia Militar através de denúncias e informações. 
Barreiras policiais são realizadas no mínimo 5 vezes por semana, e ocorrem em horários e locais distintos com o intuito de inibir ações criminosas e checar documentos de pessoas e veículos, garantindo desta maneira sensação de segurança para moradores e turistas. 
A Polícia Militar da Praia da Pipa está presente na Praia da Pipa para garantir o clima de tranqüilidade e paz no destino turístico mais visitado do RN, sempre à disposição da população. 

Nenhum comentário: