terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Cadê o PEMP - Parque Estadual Mata da Pipa?


Um passeio pela mata da Pipa fez-me questionar como estão os processos do PEMP – Parque Estadual Mata da Pipa, que foi criado através do Decreto Estadual nº 19.341/2006. A criação do parque dar-se-a pela conservação das áreas de mata atlântica ainda não deteriorada pela ação humana, e pelo fato da forte especulação imobiliária que foi a principal causa de destruição de vário áreas de preservação ambiental como o Chapadão, Morro da Velha Vicência e outros.
As associações locais como o NEP, EDUCAPIPA e CCPP foram fundamentais pela criação do parque, e os órgãos estaduais e federais como IDEMA e IBAMA também contribuíram pela efetivação do decreto de criação do parque que foi assinado pela atual governadora.
Mas e agora o que fazer? Já é possível visitar o parque? Já tem trilhas na mata? Tem um lugar de apoio para visitantes e pesquisadores? Quem está protegendo o local atualmente, a Polícia Ambiental ou agentes comunitários treinados (tipo ex-agricultores)?
São muitas as dúvidas que temos em relação a esse parque, apesar que sabemos que até hoje só foram concretizados o Decreto, a demarcação da área do PEMP e formação do Conselho Gestor, nada mais! E vale lembrar que boa parte da cerca foi derrubada ou afastadas pelos visinhos proprietários de terras, e o corte de árvores está acontecendo diariamente, basta ficar de prontidão no final da Rua dos Gafanhotos logo no fim do dia que irá ver o passa- passa de camionetes, caminhões e charretes carregados de madeira ilegal.
Pedimos para os órgãos competentes e as associações locais envolvidas no Conselho Gestor que agilizem a efetivação das ações do PEMP, que é de extrema necessidade para a fauna e a flora de Pipa, já tão sofrida.

Ver decreto de criação do PEMP

5 comentários:

Anônimo disse...

Boa pergunta!

Anônimo disse...

ALÈM DAS ÀREAS CITADAS SERÁ BOM NÃO ESQUECER TODA A ÀREA DA ANTIGA POUSADA DA MATA 10 HECTARES (100.000 M2),DE MATA ATLANTICA, BEM JUNTO Á VILA OLIMPICA E CAMPO DE BOLA DE PIPA,ONDE RECENTEMENTE FORAM PRESOS DOIS HOMENS, O DESMATADOR E O DONO DA CAÇAMBA QUE TRANSPORTAVA A LENHA DE MATA ATLANTICA A SER VENDIDA PARA PADARIAS E PIZZERIAS DA PIPA, BEM COMO AS VARAS DE MADEIRA, VENDIDAS A 200 REAIS O MILHEIRO.
ISTO EM PLENA ZONA URBANA DA PIPA.....

DEPOIS DESTE ACONTECIMENTO, MAIS DOIS LOTES FORA DESMATADOS E UM TERCEIRO FOI INTEGRALMENTE QUEIMADO, DEVIDA Á QUEIMADA EM RELAÇÃO Á QUAL PERDERAM O CONTROLE...
E ASSIM VAI...

A LENHA E AS VARAS CONTINUAM SENDO VENDIDAS E CARREGADAS DO LOCAL.

Anônimo disse...

Já passam 24 horas da postagem acima. Alguém da prefeitura se mobilizou? Alguém foi nesta área ver o que está acontecendo? Tudo é desmatado enquanto o Sr. Secretário de Meio Ambiente cuida do seu restaurante? Por onde anda tão nobre figura? Não quero prejulgar, mas será que alguém foi neste desmatamento hoje? Ver quem é o proprietário do terreno? Alô? Tem alguém acordado na prefeitura? Alô? Alô...

Anônimo disse...

Parece que estão todos dormindo mesmo!!!! ou sonhando!!!!

Anônimo disse...

Tá tudo perdido caros amigos, a gestão anterior pelo menos vendia a Pipa e ganhava alguma coisa. Permitia tudo que os gringos e grande empresas queriam fazer, e ganhava uma grana em cima.
Agora esse gestor chamado Nilsinho é tão fraquinho que o povo faz o que quer, o secretario do meio ambiente ta pouco se lascando com o que acontece, quando ele era oposição ele aparecia mais do que agora. Reclamava tanto e agora que esta no poder não faz coisa nenhuma, cade a mudança, e avança Tibau, vai mudar de nome, vai ser AFUNDA TIBAU.